RF7 Marcas

Sobre a RF7

Com escritório em Minas Gerais e atendimento em todo território nacional, a RF7 é uma empresa especializada para realizar o registro de Marcas, Desenho Industrial, Softwares, pedidos de Patentes, Indicação Geográfica perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, bem como para realizar a gestão da Propriedade Industrial e atuar na repressão contra a concorrência desleal.   

Fundada pela Dra. Rosângela Franchi, a RF7 atua através de consultorias que se destacam pela responsabilidade e compromisso.

Empresas que desejam extrair o máximo de valor de seu know how e dos produtos derivados de sua criatividade precisam desenvolver uma estratégia para seu negócio que esteja integrada ao planejamento geral do empreendimento.

Isto implica levar em consideração as questões sobre propriedade intelectual quando da elaboração de um plano de negócios e de marketing.

 

Dra. Rosângela Franchi

Graduação e Mestrado em Direito pela UNESP – Campus Franca, doutorando em Ciências Ambientais pela UNIFAL-MG, pesquisadora de patentes verdes, advogada há mais de 30 anos e docente da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Rosângela Franchi construiu grande parte da sua carreira no segmento de proteção à propriedade intelectual.

Com experiência também em direito e gestão educacional, Rosângela foi coordenadora de faculdades de Direito, docente de Direito em várias Instituições de Ensino Superior – IES e atua ainda como avaliadora ad hoc do Ministério da Educação – MEC para os cursos de Direito de todo o Brasil.

Com uma carreira rica em conteúdo, experiência e conhecimento Dra. Rosângela se tornou referência na área de propriedade intelectual. É a partir desta trajetória que se inicia a RF7, uma empresa que conta com uma expertise qualificada e diferenciada no setor jurídico.

Nossos diferenciais

No mundo dos negócios, obras, conhecimento, invenções, inovações e outras expressões da criatividade humana são convertidas em propriedade privada e protegidas por lei por meio do sistema de propriedade intelectual.

Como propriedade privada, elas são comercializadas como bens imateriais, chamados de ativos intangíveis.

A difusão dos conceitos e a utilização dos instrumentos de proteção da propriedade intelectual são fundamentais para empresas e indivíduos assegurarem que suas criações, invenções, obras artísticas ou literárias tenham retorno financeiro quando da atividade de comercialização desses ativos.

Além disso, dentro do contexto da era da economia do conhecimento, a propriedade intelectual legalmente protegida transformou-se em um importante ativo para a competitividade das empresas que desejam otimizar o valor desses bens.

No entanto, para atingir esse objetivo, a empresa deve saber como planejar a estratégia do negócio, como proteger produtos atuais e futuros, gerando valor para sua capacidade inovativa. É exatamente o que a RF7 irá proporcionar para o seu negócio: uma consultoria especializada e de qualidade.

A RF7 realiza o acompanhamento sistemático de todos os processos para tomar conhecimento dos despachos (o que exige conhecimento específico e jurídico) e dar respostas dentro dos prazos estabelecidos, evitando, em alguns casos, o arquivamento irreversível dos processos.

A RF7 também monitora periodicamente o mercado para saber se a propriedade intelectual das empresas no qual presta consultoria, que é legalmente protegida, não está sendo violada, bem como se a empresa não está violando direitos de terceiros.

VISÃO E VALOR

Responsabilidade e inovação

Prestar um serviço ético e de excelência, através de uma equipe especializada e responsável, para gerar estratégias inovadoras e eficientes que protegem sua propriedade intelectual.

Nosso objetivo

Todos os projetos são executados através de um trabalho multidisciplinar, capaz de oferecer soluções completas aos mais diversos segmentos de mercado. Sendo assim, nosso objetivo maior é ser, acima de tudo, um parceiro
de negócios estratégico para nossos clientes.

Dúvidas frequentes

O registro de marca vigora pelo prazo de dez anos, contados da data da concessão, prorrogáveis por períodos iguais e sucessivos. O pedido de prorrogação deverá ser formulado durante o último ano de vigência do registro, mediante pagamento.

Técnicas cirúrgicas ou terapêuticas aplicadas sobre o corpo humano ou animal;
Planos, esquemas ou técnicas comerciais de cálculos, de financiamento, de crédito, de sorteio, de especulação e propaganda;
Planos de assistência médica, de seguros, esquema de descontos em lojas e também os métodos de ensino, regras de jogo, plantas de arquitetura;
Obras de arte, músicas, livros e filmes, assim como apresentações de informações, tais como cartazes e etiquetas com o retrato do dono;
Ideias abstratas, descobertas científicas, métodos matemáticos ou inventos que não possam ser industrializados;
Todo ou parte de seres vivos naturais e materiais biológicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados, inclusive o genoma ou germoplasma de qualquer ser vivo natural e os processos biológicos naturais.

No Brasil o registro de marca é concedido por períodos de dez anos e pode ser renovado infinitamente. O titular da marca tem que solicitar a renovação do seu registro durante o nono ano de vigência do registro, caso contrário ele pode perder a marca. 

O registro da marca extingue-se pela expiração do prazo de vigência; pela renúncia (abandono voluntário do titular ou pelo representante legal); pela caducidade (falta de uso da marca) ou pela inobservância do disposto no art. 217 da Lei de Propriedade Industrial.